Canto Lírico? Alguns equívocos…

Está ficando cada vez mais comum encontrar em fóruns e mesmo entre pessoas que eu conheço uma confusão entre “canto lírico” e a maneira de cantar utilizada pelas vocalistas de algumas bandas de heavy metal como Nightwish, Epica etc. Não estou querendo dizer com isso que uma coisa é melhor do que a outra, mas existem diferenças e pretendo falar um pouco sobre elas aqui!

Definições são sempre complicadas de fazer e passíveis de questionamentos. É muito díficil reduzir vários conceitos em uma simples definição, mas podemos tentar.
Como definir então “canto lírico”? O “canto lírico” é um conjunto de técnicas vocais e respiratórias que são estudadas juntamente com tópicos de anatomia, teoria musical e percepção. Esses conhecimentos são aplicados em um repertório erudito que também exige estudo de interpretação e de diversas linguas. Esse repertório erudito não está restrito as óperas, como muita gente também pensa, existem diversas “escolas” e estilos de canto lírico.

Vamos falar um pouco agora sobre as vocalistas de bandas de heavy metal como Nightwish, Epica etc. Geralmente são pessoas que estudam alguma técnica vocal e tem a voz empostada, levam algumas influências da música erudita para seu repertório, mas isso não quer dizer que são cantoras líricas.
A questão de projeção e volume nessas cantoras é bem menos trabalhada pois elas tem o suporte do microfone, que é raramente utilizado no meio erudito.
A própria Tarja em uma entrevista esclarece algumas dessas questões, ela estudou canto lírico, mas diz que o que fazia no Nightwish era diferente, ela usava algumas técnicas e conhecimentos do canto lírico e adaptava a realidade e ao estilo do heavy metal.

Eu também, de uma maneira diferente da Tarja (kkkkkk), participo dessas duas realidades e posso dividir um pouco da minha experiência. Estudo canto lírico a 5 anos e tenho uma banda de heavy metal. Com certeza eu aplico algumas coisas que eu aprendo nas aulas de canto na minha banda, mas de uma maneira diferente, uso vários conceitos básicos da técnica vocal que estudo da maneira que minha voz fique “colocada”, empostada e que não sofra danos com o decorrer do tempo. Aplico esses conhecimentos ao estilo do heavy metal , pois não tem como eu cantar na banda do mesmo jeito que cantaria a ária de uma ópera por exemplo. A música erudita, no geral, exige mais de mim principalmente no que diz respeito a esforço físico, respiração e potência vocal, também exige uma colocação vocal muito diferente.

A seguir alguns videos para ilustrar essas diferenças:

Nesse vídeo a soprano Anna Netrebko canta a ária “Quando m’en vo” da personagem Musetta da ópera La Bohème de Puccini.

Tarja Turunen, também soprano na sua música I Walk Alone.

Clara Habib.

About these ads

~ por claralefay em julho 29, 2008.

10 Respostas to “Canto Lírico? Alguns equívocos…”

  1. E eu, distraidamente procurando blogs com a tag ‘música’ acho vc! Além do achado ainda escolhemos o mesmo tema! rs Temos bom gosto né? =D

    tah added no meu blog moça!
    =***

  2. poooo…otimo post clara…bastante interessante…apesar de nao entender tanto de canto(quem me ocnhece sabe das minhas qualidades vocais) achei o post mt bom..

    parabens…

    =***

  3. Muitu bem…eu procuro algum material ditatico sobre a tecnica do canto liricoque possa ser baxado na net…vc s pode me indicar algum site??

  4. poderiam me indicar algum curso de canto lirico onde eu possa estuda-lo em casa?

    • Então…quer uma dica?
      Canto lírico não se estuda em casa sozinho…
      O melhor pra vc e sua saúde eh arrumar um profissional responsável pra te guiar!

  5. Gostaria de que vocês dessem algumas tecnicas de como cantar como solta melhor a voz.

    • Então…quer uma dica?
      Canto lírico não se estuda em casa sozinho…
      O melhor pra vc e sua saúde eh arrumar um profissional responsável pra te guiar ok?

  6. olá uma contralto pode estudar canto lírico?é preciso nascer com potencial vocal para ser uma cantora lírica?

  7. ótimo post… eu tb estou querendo aprender canto lírico, mas não são todos os estilos q me agradam… e é super confuso essa historia de nomenclatura e teoria. Onde vc faz aula? Qual o nome do seu professor (a)?

  8. Olá que bom encontrei algo que me enteresa muito que e´música, eu sou tenor canto e estou procurando algo diferenciado tenho vontade de me apresentar , mas aqui em nosso pais essa cultura é um pouco prejudicada .eu adoraria que vc olhasse este comentário, e´claro que preciso de alguém que analise a mim é uma que precisa ser estuda .adorei ter encontrado espero tua resposta um forte abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: